A NASA e A Esfera de Dyson

A NASA e A Esfera de Dyson

Os jornais e blogs sensacionalistas existem em várias áreas e têm como principal característica a busca por atrair a atenção do público por meio de manchetes exageradas, conteúdos apelativos e, muitas vezes, distorções da realidade.

E não pensem que é só em contextos de catástrofes ou na sociedade ou nos esportes em que essas notícias são super dimensionadas, tiradas de contexto ou não mostram as fontes.

A ciência também sofre com isso.

Neste momento alguns sites e blogs estão falando de um estudo que a NASA vai realizar com algumas estrelas em que há possibilidade de existir uma estrutura alienígena ao redor delas. Não que isto esteja causando alvoroço. Não é bem assim também. Por causa de uma anomalia numa estrela, já começo a imaginar alienígenas andando no meu jardim.

Mas quem lê sobre ciência e tecnologia já sabe que isso é uma especulação criada por nossos próprios cientistas aqui mesmo, na Terra.

Freeman Dyson físico e matemático e o astrofísico russo, Nikolai Kardashev. Já escrevi sobre as especulações desses dois cientistas no meu blog. O link está no nome dos cientistas.

Fazendo um resumão destas especulações:

  1. Em 1960 Freeman Dyson propôs que uma mega estrutura pudesse ser montada ao redor de uma estrela, no nosso caso o Sol, para capturar sua energia e alimentar nosso planeta. 
  2. A Escala de Kardashev é uma teoria sobre o de desenvolvimento de civilizações:
    1. Uma civilização de Tipo I pode utilizar toda a energia disponível em seu planeta de origem.
    2. Uma civilização de Tipo II pode capturar e usar toda a energia emitida por sua estrela primária – a Esfera de Dyson.
    3. Uma civilização de Tipo III pode controlar e usar toda a energia disponível em sua galáxia.

O que levou a NASA a querer pesquisar determinadas estrelas?

Segundo o site Olhar Digitalquero ressaltar aqui que foi um dos poucos que tratou a notícia em aspectos científicos – picos de calor em determinadas estrelas foi o motivo para que a NASA começasse a olhar para elas. Mas esses picos de calor podem ser gerados por vários motivos, entre eles, a Esfera de Dyson.

Se for encontrado ou a suposição da existência desse artefato for muito forte em alguma dessas estrelas, podemos concluir que há na órbita desse “sol” um planeta possivelmente habitado por uma civilização mais avançada do que a nossa.

Mas isso está tudo no campo da hipótese, está bem?

Vamos esperar os próximos capítulos que certamente não sairão tão rápido quanto os das novelas terrestres.

Até lá, vamos estudar mais sobre o nosso universo e conhecer mais sobre Astronomia.

Até o próximo! Tchau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.