O Vagalume do Regime Militar
O reator nuclear de Angra 1, localizado em Angra dos Reis (RJ), foi fornecido pela empresa Westinghouse Electric Corporation, dos Estados Unidos. Este reator faz parte do projeto inicial do programa nuclear brasileiro, acordado com os EUA na década de 1970. Angra 1 é um reator do tipo PWR (Reator de Água Pressurizada), com capacidade instalada de 657 MW.
A polêmica mencionada refere-se à compra desse equipamento durante o governo do presidente Ernesto Geisel (1974-1979). A controvérsia surgiu porque Frederico de Jesus Geisel, primo do presidente, era um dos representantes da Westinghouse no Brasil na época. Isso levantou suspeitas de favorecimento, apesar de não haver provas concretas de irregularidades (isto nunca sabaremos).
A crítica se intensificou devido ao custo elevado do reator e aos atrasos na sua construção, que só foi concluída em 1982, após o fim do mandato de Geisel. Além disso, Angra 1 enfrentou problemas técnicos nos primeiros anos de operação, sendo apelidada de “vagalume” devido às constantes paradas e oscilações no fornecimento de energia.
Deixe um comentário