O Tempo, a Oportunidade e a Prioridade

O Tempo, a Oportunidade e a Prioridade

Chronos, Kairós e Aión, três figuras importantes relacionadas ao Tempo na Mitologia Grega

  1. Chronos (ou Khronos):
    • Cronos era o Deus do Tempo, uma grandeza que pode ser medida por horas, minutos, dias, semanas, meses e anos.
    • Filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra), ele era o mais jovem da primeira geração de titãs.
    • Temendo uma profecia que dizia que seus filhos o tirariam do poder, Cronos engoliu todos eles logo após o nascimento.
    • O único filho que se salvou foi Zeus, graças a uma artimanha de sua mãe Reia.
    • Adulto, Zeus derrotou Cronos e libertou seus irmãos, tornando-se imortal.
    • Cronos simboliza o tempo cronológico, implacável e que não pode ser detido12.
  2. Kairós:
  3. Aión:

O Tempo 

Tempo é uma grandeza física que mede a duração dos eventos, ou seja, o intervalo entre dois momentos. O tempo é uma dimensão fundamental do universo, que pode ser medida por relógios, calendários, estações do ano, ciclos solares e lunares, etc. O tempo também é uma percepção subjetiva, que pode variar de acordo com as emoções, as expectativas, as memórias e as atividades de cada pessoa6. O tempo influencia nossa vida pessoal e profissional de diversas formas. Por um lado, o tempo é um recurso limitado e escasso, que deve ser gerenciado de forma eficiente e eficaz, para que possamos realizar nossas tarefas, cumprir nossos objetivos, atender nossas demandas e satisfazer nossas necessidades. Por outro lado, o tempo é uma oportunidade de aprendizado, crescimento, desenvolvimento, inovação, criatividade, lazer, diversão, relacionamento, saúde e bem-estar. O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional depende de como usamos o nosso tempo, de como definimos nossas prioridades, de como estabelecemos nossos limites, de como planejamos nossas ações e de como avaliamos nossos resultados7 8

A gestão do tempo é uma habilidade essencial para o sucesso pessoal e profissional, pois permite otimizar a produtividade, a qualidade, a eficiência e a eficácia do trabalho, além de reduzir o estresse, a ansiedade, a procrastinação e o desperdício. A gestão do tempo envolve planejar, organizar, executar, controlar e avaliar as atividades, de acordo com os critérios de urgência, importância e oportunidade. Existem diversas ferramentas e estratégias que podem auxiliar na gestão do tempo, como listas, agendas, cronogramas, matrizes, aplicativos, etc6 9 10

Fontes 

1. A importância da gestão do tempo para o bem-estar pessoal e … – JRM 

2. A gestão do tempo e o equilíbrio da vida profissional e pessoal 

3. Como Equilibrar Vida Pessoal e Profissional: 10 Atitudes Práticas Para … 

4. A influência da Gestão do Tempo sobre a Qualidade de Vida no Trabalho … 

5. Como Equilibrar Vida Pessoal e Profissional: 10 Atitudes Práticas Para … 

6. Weather Infomation 

7. Clima e previsão do tempo: Meteorologia é na Climatempo! 

8. Previsão do Tempo para 14 dias – tempo.com | Meteored 

9. Clima e Previsão do tempo para hoje em São Paulo – SP – Tempo Agora 

A Oportunidade

Uma oportunidade é uma situação favorável, conveniente ou propícia para realizar algo que traga benefícios pessoais ou profissionais. Uma oportunidade pode ser uma chance, uma ocasião, uma possibilidade, uma hipótese, uma perspectiva, uma eventualidade ou uma promessa1 2 3

Para identificar e aproveitar oportunidades, é preciso estar atento ao ambiente em que se vive, às necessidades do mercado, às tendências do setor, ao comportamento dos consumidores, à concorrência, à inovação e à tecnologia. Além disso, é importante ter uma visão estratégica, um planejamento, uma pesquisa, um networking, uma parceria, uma criatividade, uma flexibilidade, uma proatividade, uma persistência e uma disposição para aprender e se adaptar4 5 6 7

Algumas estratégias para identificar e aproveitar oportunidades são: 

  • Análise de tendências e mercado: consiste em acompanhar as mudanças e as demandas do mercado, buscando identificar lacunas, problemas, necessidades ou desejos que possam ser atendidos por novos produtos ou serviços4
  • Observação da concorrência: consiste em estudar os modelos de negócios, as estratégias, os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças dos concorrentes, buscando se diferenciar, se destacar e se posicionar no mercado4
  • Pesquisa de mercado: consiste em coletar e analisar dados sobre o público-alvo, os clientes, os fornecedores, os parceiros, os investidores, os reguladores, os influenciadores e outros agentes relevantes para o negócio, buscando entender suas expectativas, preferências, comportamentos, necessidades e satisfação4
  • Networking e parcerias: consiste em construir e manter uma rede de contatos e relacionamentos com pessoas e organizações que possam oferecer apoio, informação, orientação, indicação, colaboração, cooperação ou recursos para o negócio, buscando criar sinergias, alianças, intercâmbios e benefícios mútuos4 5
  • Inovação e tecnologia: consiste em desenvolver e aplicar novas ideias, soluções, processos, produtos ou serviços que agreguem valor ao mercado, aos clientes e ao negócio, buscando criar vantagens competitivas, melhorar a qualidade, a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade4 6

Fontes 

1. Significado de Oportunidade (O que é, Conceito e Definição) 

2. Sinônimo de Oportunidade – Sinônimos 

3. Oportunidade – Dicio, Dicionário Online de Português 

4. Significado de oportunidade – Dicionário online Caldas Aulete 

5. Como identificar e aproveitar oportunidades de negócios? 

6. Como identificar e aproveitar oportunidades de carreira? 5 dicas 

7. Como identificar e aproveitar oportunidades de negócios? 

8. Oportunidades de mercado – Como identificar e analisar 

9. Como identificar e aproveitar oportunidades de negócios 

A Prioridade

Prioridade é a condição de algo que necessita ocorrer de maneira imediata, preferencial ou emergencial. Normalmente, a prioridade está relacionada a algo importante que ocorre em primeiro lugar em relação aos demais, seja em questão de tempo ou de ordem1 2 3

Para definir e gerenciar nossas prioridades, é preciso considerar os critérios de urgência, importância e oportunidade das tarefas que precisamos fazer, e também o tempo, os recursos e os objetivos que temos disponíveis. Existem diversas ferramentas e estratégias que podem nos ajudar nesse processo, como: 

  • A matriz de Eisenhower: uma ferramenta de gestão de tempo que ajuda a classificar as tarefas por urgência e importância. Ela é composta por quatro quadrantes: importante e urgente, importante mas não urgente, não importante mas urgente e não importante e não urgente. Cada quadrante representa uma forma diferente de lidar com as tarefas: fazer primeiro, agendar para mais tarde, delegar para outras pessoas ou excluir ou evitar4
  • A lista de pendências: uma ferramenta simples que consiste em anotar todas as tarefas que precisam ser feitas, e depois classificá-las em ordem de prioridade, de acordo com a importância, a urgência e o prazo. A lista de pendências ajuda a organizar, planejar e acompanhar as atividades, e também a ter uma visão geral do que precisa ser feito5
  • O método SMART: uma estratégia que consiste em definir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais para as tarefas que queremos realizar. O método SMART ajuda a estabelecer prioridades claras, realistas e motivadoras, e também a avaliar o progresso e os resultados das atividades6

Fontes 

1. Significado de Prioridade (O que é, Conceito e Definição) 

2. Prioridade – Dicio, Dicionário Online de Português 

3. Significado de prioridade – Dicionário online Caldas Aulete 

4. Aprenda agora como definir prioridades e otimizar seu tempo! 

5. Como priorizar tarefas e administrar o tempo no trabalho [2022] • Asana 

6. Como definir prioridades para aproveitar melhor o seu tempo? – ADVBOX 

7. Como definir prioridades para aproveitar melhor o seu tempo? – ADVBOX 

8. Gestão de tempo: aprenda como definir suas prioridades 

9. Aprenda como detectar e definir prioridades no trabalho – Blog do UNASP 

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